O PROJETO
100 DIAS DE PANDEMIA
Nos primeiros dias de março de 2020, o Núcleo de Estudos Tramas Comunicacionais: Narrativa e Experiência, grupo de pesquisa vinculado ao PPGCOM/UFMG, iniciou o que seria seu percurso anual de investigação, atividades e encontros. A partir de um esforço que começou ainda em 2019, o ano acadêmico era aberto com um alto grau de planejamento. Tínhamos um calendário anual de reuniões, leituras já indicadas, previsão de eventos a organizar e outros nos quais participaríamos. 2020 seria o último ano de um ciclo de estudos sobre narrativa, conhecimento e imaginação, com a revisão de autores europeus de referência em contraste com os trabalhos de pensadoras e pensadores latino-americanos, africanos e asiáticos. Tínhamos nos proposto ainda a ofertar, como grupo, uma disciplina (um “laboratório de pesquisa”) na graduação, a realizar experimentos metodológicos e analíticos, a aprofundar intercâmbios.
Nada ou quase nada disso aconteceu.
A pandemia do coronavírus e consequentes medidas de isolamento social nos pegaram de surpresa, de supetão. Fomos todas e todos nós jogadas e jogados num cotidiano inesperado, ao mesmo tempo muito reconhecível e novo. Como pesquisadoras e pesquisadores, nos vimos parte desafiados a pensar e apreender uma situação histórica que frequentemente dissolveu as passagens entre os mundos (o trabalho, os afetos familiares, as atividades infraestruturais básicas e as diferentes sociabilidades) que constituíam nossas realidades.
No final de março, ainda sem perspectivas em relação à retomada das atividades presenciais, resolvemos, inspirados em teses defendidas nos últimos anos e nas discussões que conduzíamos sobre imagem, imaginário, narrativa, escrita e conhecimento acadêmico, realizar então um experimento. Com o nome inicial de “experiência pública em condições privadas”, esse experimento propunha que cada integrante do Tramas escrevesse, a partir de suas condições específicas e de seus interesses de pesquisa, um relato com observações e reflexões sobre o dia a dia da pandemia e do isolamento social. Os primeiros textos vieram à luz, na lista de e-mails do Tramas, no dia 03 de abril.
Além dos relatos, alguns de nós se dedicou também a acompanhar e coletar memes que nos chegaram, mais intensamente em março e abril, através de diferentes redes sociais (grupos de WhatsApp e Instagram, por exemplo). A proposta, nesse colecionar, não era de modo algum apanhar todo o conjunto de memes que circularam nesse período. Buscamos registrar uma pequena parte dos memes que nos alcançaram em alguns espaços digitais. Os memes se apresentaram para nós como índices de imaginários sociais em processo, em devir, elaborados em diálogo com fatos, imagens e situações históricas. Eles, na sua efemeridade, se revelaram como cristalizações de contraditórias experiências sociais, com suas marcações identitárias, ideológicas e de humor.
Em maio, o que seria um experimento efêmero ganhou status de projeto de extensão em interface com a pesquisa de pós-graduação. Nascia então o “Imagens e imaginários da pandemia”, do qual este site é um dos produtos. O outro, um livro digital com relatos e ensaios, é aqui anunciado e será lançado, ao longo de 2021, pelo Selo PPGCOM/UFMG.
Esse site traz uma espécie de mosaico reflexivo, elaborado a partir de pontos de observação específicos, das imagens e imaginários atordoados dos primeiros dias de uma experiência histórica vista muitas vezes como catastrófica e, nesse sentido, ao mesmo tempo anunciada e imprevista.
Bruno Souza Leal
Registrado no Sistema de Informação de Extensão (Siex/UFMG): 403750 – Acesso
Coordenação:
Bruno Souza Leal
Planejamento do site:
Michelle Silva e Talita Aquino
Marca:
Talita Aquino
Texto e redação do site:
Bruno Souza Leal, Maurício Vieira e Michelle Silva
Estruturação e construção do site:
Michelle Silva
Layout do site:
Maurício Vieira; Michelle Silva e Talita Aquino
Revisão do site:
Maurício Vieira e Talita Aquino
NOTA
A finalidade do projeto é servir como registro das narrativas produzidas no período da quarentena em espaços on-line, por isso algumas das imagens podem conter conteúdo sensível ou de caráter discriminatório. Elas se encontram nesse compilado com fim reflexivo.
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