O Núcleo de Estudos Tramas Comunicacionais: Narrativa e Experiência, ou simplesmente Tramas, abriga pesquisas e reflexões sobre diferentes fenômenos e processos comunicacionais a partir das articulações entre temporalidade, narrativa e experiência. Partindo da premissa de um cotidiano heterogêneo, em que se inscrevem distintas experiências culturais do tempo, conectadas à diversidade social e epistêmica, o Tramas busca refletir sobre variadas narrativas em circulação, articuladas por diversos dispositivos mediáticos.
As narrativas constituem processos de mediação próprios, compreendendo relações textuais, temporais, estéticas e ideológicas, entre outras. Também é possível desenvolver, como modo de abordagem dos fenômenos e processos comunicacionais, um “olhar narrativizante”, que dá relevo e acesso a articulações e dimensões peculiares das mediações ali presentes. A partir dessa perspectiva geral e comum, os pesquisadores do Tramas desenvolvem reflexões sobre jornalismo, televisão, rádio, narrativas audiovisuais, produtos digitais, as relações de gênero, as realidades LGBTQIA+, a experiência musical, as teorias da comunicação, as relações entre ciência e saberes cotidianos, entre outros.
SOBRE NÓS
INTEGRANTES
Conheça abaixo alguns de nossos parceiros.
Quer saber mais sobre nós ou realizar alguma parceria conosco?
Entre em contato pelo e-mail.
PARCERIAS
EX-INTEGRANTES
Conheça algumas das pessoas quem já passaram pelo Tramas. Os demais nomes nomes daqueles que ajudaram a construir a história do nosso grupo podem ser encontrados na nosso página no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil.