top of page

CRÔNICAS

Um jornalista mineiro à procura das ancestralidades indígenas denunciadas pelo biotipo, motivo de constantes indagações de terceiros e abordagens, normalmente divertidas. Não por acaso, fez das culturas dos povos nativos objeto de pesquisa no mestrado, tendo como recorte as memórias das etnias Umutina e Paresi. Encontra refúgio da escrita acadêmica nas crônicas – descompromissadas, apenas um prazer em registrar fragmentos do cotidiano, respiro.

Cláudio Henrique Vieira

“Voos Mentais”

Interiorização

“Da minha ilha, lembro das culturas indígenas em que o “eu” não existe. O coletivo prevalece sobre o individual. Não por acaso, independente da etnia, os povos nativos se autodenominam ‘parentes’. Percebo nossos ancestrais como referências a seguir se quisermos uma sociedade menos patológica e ensimesmada.”


01 de Maio de 2020


-



Q-U-A-R-E-N-T-E-N-A

“E o que seria de nós sem esses voos? São eles que nos ajudam a navegar por temporalidades distintas, acessar [ou fincar] novos territórios, sentir os espasmos da vida, os movimentos pulsantes e caleidoscópicos dessa nave estelar chamada existência.”


13 de Julho de 2020

NOTA

A finalidade do projeto é servir como registro das narrativas produzidas no período da quarentena em espaços on-line, por isso algumas das imagens podem conter conteúdo sensível ou de caráter discriminatório. Elas se encontram nesse compilado com fim reflexivo.

Se você detêm os direitos da imagem, aparece em alguma ou gostaria de registrar algum comentário, entre em contato pelos nossos canais.

bottom of page