top of page

CRÔNICAS

Igor Lage é pesquisador em comunicação, jornalista e professor de redação em cursinho popular. Decidiu estudar narrativas em primeira pessoa sobre catástrofes para a tese, mas, no meio disso, acabou tendo que escrever suas próprias experiências e percepções dessa outra catástrofe aqui.

Igor Lage

“Escritos De Uma Certa Catástrofe”

Aquilo que não parece ter fim

“O aperto que nos consome quando pensamos que nossa experiência atual da pandemia pode ter fim somente em 2022 parece ser oriundo justamente desse adiamento prolongado do fim. Continuarmos em isolamento significa termos que reconhecer que esse acontecimento que nos dói ainda não acabou. Mas talvez seja preciso entender também, desde já, que o encerramento do período de isolamento social atual não signifique necessariamente o fim desse acontecimento, pensando tanto em uma dimensão social como em âmbito subjetivo. Acho que eu até arriscaria: especialmente em âmbito subjetivo.”


17 de Abril de 2020


-



Ainda há linguagem

“Em um período como o que estamos vivendo, a impressão é de que nos faltam narrativas passadas que expliquem o presente. Talvez nem haja muito o que explicar, talvez seja preciso construirmos novas narrativas mesmo, ainda que da angústia. Uma reportagem no Uol Tab diz que a pandemia motivou a escrita de vários diários e relatos autobiográficos. Estamos aqui fazendo os nossos, ainda que sem saber muito bem o porquê, o intuito final, o uso possível, o interesse alheio. Mas a experiência de trocar os textos é boa. Ainda há conforto em saber do outro e saber pelo outro. Acho que colocar em linguagem segue sendo um caminho para tentar entender.”


15 de Maio de 2020

NOTA

A finalidade do projeto é servir como registro das narrativas produzidas no período da quarentena em espaços on-line, por isso algumas das imagens podem conter conteúdo sensível ou de caráter discriminatório. Elas se encontram nesse compilado com fim reflexivo.

Se você detêm os direitos da imagem, aparece em alguma ou gostaria de registrar algum comentário, entre em contato pelos nossos canais.

bottom of page