top of page

CRÔNICAS

Professor, pesquisador e observador do cotidiano e de suas histórias, em busca de “pequenas epifanias”, de criatividade, poesia e insólito (suas e alheias). Durante os primeiros meses da pandemia, essa procura se tornou ora mais tranquila, como um descanso, ora mais desesperada, como energia reprimida. As “artes do fazer” (cozinhar, ler, escrever, escutar, ver, conversar) foram fundamentais para viver as narrativas desse cotidiano inesperado e para que o pesquisador não perdesse dos demais. (Coordenador do projeto)

Bruno Souza Leal

“Em Tempos”

Ainda verde

“Moro numa casa verde, com um pequeno jardim predominantemente verde na frente, separado da calçada por uma grade verde. Há dois oitis bem verdejantes no passeio, em frente à grade. Meus cachorros se divertem, ao longo dia, latindo, do lado de cá da grade, para os que passam. Eles têm predileção por motos. Em dias normais, crianças e adolescentes indo ou voltando da escola se entretêm provocando os bichos, que, com isso, entre motos e provocações, levam sua vida pública. De uns tempos para cá, quase não ouço (ou “ouvo”, como disse o governador) os latidos dos cachorros, do lado de cá da grade. E a caixa de correios não tem nenhuma carta, só os mesmos folhetos publicitários de duas semanas atrás, que me recuso a retirar dali.”


Abril De 2020


-


Esperas

“Aos poucos a ideia do normal recuperado ganhou contornos diversos. Havia aquelas e aqueles que pareciam entender que ‘tudo voltaria a ser como antes’. Para esses, a espera seria curta. Não importa se durasse 30 ou 60 dias, seria um espera breve e, após ela, as rotinas e projetos anteriores se restaurariam. Havia também aquelas e aqueles que apostavam na direção oposta: ‘nada seria como antes, amanhã’. O ‘presente outro’ se revelaria então como uma transição, não como hiato; passagem e não espera. Nesse momento, uma posição e outra e também as indicações de prazos, datas, términos, começos, eram para mim apostas. A incerteza e os estágios iniciais de um processo histórico peculiar não forneciam a meu ver nenhuma sustentação para prognósticos ou outras predições que não a de um lance de dados casuais.”


Maio De 2020

NOTA

A finalidade do projeto é servir como registro das narrativas produzidas no período da quarentena em espaços on-line, por isso algumas das imagens podem conter conteúdo sensível ou de caráter discriminatório. Elas se encontram nesse compilado com fim reflexivo.

Se você detêm os direitos da imagem, aparece em alguma ou gostaria de registrar algum comentário, entre em contato pelos nossos canais.

bottom of page