top of page

CRÔNICAS

Melancólico inveterado, da vida prosaica às pesquisas acadêmicas, teima, nas linhas por aqui escrevinhadas sobre o coronavírus, em rejeitar a tristeza provocada pelo “tempo da pandemia”, enquanto se afunda nos irrealizáveis desejos nostálgicos de se aglomerar outra vez com os amigos, madrugadas adentro, em saideiras intermináveis em bares minúsculos de uma porta só ou lojas de conveniência de postos de abastecimento.

William David Vieira

“Efemérides Da Melancolia Em Um Centenário Pandêmico”

Viramos a esquina do amanhã para ver o passado

“O futuro está cada vez mais próximo. Todo dia está. Todo dia o é. Pois se faz ironicamente de passado – o “ex-presente” das temporalidades. E assim, de novo, viramos a esquina do amanhã para ver o passado. Quando os dias parecem mais do mesmo, não há diferença no didatismo que escolhemos para viver e regular o chamado tempo humano. Mas sequer houve, em algum momento.”


29 de Maio de 2020


-



Do abrigo, da melancolia e do tempo: devaneios de quarentena em regime de pandemia

“Do pouco que via, eram pessoas saindo do trabalho, num horário atípico, em regime de turno. Para eles, poderia ser um dia qualquer. E tudo tem vontade de se normalizar. Em que tempo de pandemia estamos?! Para mim, seriam mais alguns minutos de falta de ar, melancolia, ansiedade, tempo qualquer que fosse, cedo ou tarde do dia ou da noite, opressões televisivas e estatais, gatos perdidos pela vizinhança regada a churrascos avassaladores e devaneios de quarentena – corrompida por uns, respeitada por outros. O abrigo parece uma prisão. Estamos quase inférteis e insossos nessa tentativa de isolamento, cada vez mais necessária e dura.”


01 de Maio de 2020

NOTA

A finalidade do projeto é servir como registro das narrativas produzidas no período da quarentena em espaços on-line, por isso algumas das imagens podem conter conteúdo sensível ou de caráter discriminatório. Elas se encontram nesse compilado com fim reflexivo.

Se você detêm os direitos da imagem, aparece em alguma ou gostaria de registrar algum comentário, entre em contato pelos nossos canais.

bottom of page