CRÔNICAS
Mestre em Comunicação Social pela PUC- Minas com uma dissertação sobre as imagens dos telejornais, professor de jornalismo e audiovisual, João Carvalho, doutorando, ainda não sabe direito o que é e para que serve o jornalismo (não por acaso a tese tenta trabalhar essa pergunta). Aprendeu durante a pandemia a testar os modos de escrita e a ser o “vilão papai” nas aventuras com o Joaquim.
João Carvalho
“Diário De Isolamento”
Vertigem da pandemia
“Vejo memes e postagem no twitter que dizem que o tempo vai aumentar, veremos filmes, séries e colocaremos as leituras em dia. Não! De repente tudo vira remoto. É preciso adaptar a sistemas, pedagogias etc… Os grupos ficam intensos. Em poucas horas 100 mensagens. Compartilham problemas, dúvidas de sistema e sucessos, alegrias e pequenas conquistas!”
18 de Março – 18 de Abril de 2020
-
Tecnociência no Ensino Durante a Pandemia
“Esse texto da ação e movimentos efêmeros dos corpos de professores e alunos nos faz falta. Me pergunto qual o papel e a importância desse texto para aprendizagem. Na aula remota a sensação da falta de corpo, de ser apenas imagem, é estranha e cansativa. A tecnologia nos domina e quase retira esse texto, impondo outro ritmo e outra dinâmica. Porém, mais problemático é pensar que essa performance de forma alguma exclui a tecnologia, já que esses mesmos corpos performados na presencialidade não estão livres dela. Mas a relação é outra, é mais íntima. A performance, o movimento dos corpos parecem ter alguma importância no meu processo ensino. Estaria me forjando em um peripatético?”
30 de Maio – 13 de Junho de 2020
NOTA
A finalidade do projeto é servir como registro das narrativas produzidas no período da quarentena em espaços on-line, por isso algumas das imagens podem conter conteúdo sensível ou de caráter discriminatório. Elas se encontram nesse compilado com fim reflexivo.
Se você detêm os direitos da imagem, aparece em alguma ou gostaria de registrar algum comentário, entre em contato pelos nossos canais.
