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Tramas participa do III Seminário Teorias da Comunicação e Experiência

Programação envolve quatro mesas de debate e a exibição de um filme


Entre os dias quatro e cinco de dezembro, das 14h às 19h, no auditório A102 do CAD2/UFMG, acontecerá a terceira edição do Seminário Teorias da Comunicação e Experiência. Proposto pelos grupos de estudo Neepec – Núcleo de Estudos em Estética do Performativo e Experiência Comunicacional (UFMG), Tramas – Núcleo de Estudos Tramas Comunicacionais: Narrativa e Experiência (UFMG) e Chaos - Cultura audiovisual, historicidades e sensibilidades (UFBA), o tema desta edição será “Linguagens e Textualidades”.


A proposta visa tomar a experiência como âncora teórica e metodológica para a apreensão dos processos comunicacionais, bem como da comunicação, observando suas implicações e consequências. Em outros termos, significa pensar a comunicação a partir da experiência, bem como refletir os impactos da experiência nos processos comunicacionais, além da dimensão experiencial presentes nestes fenômenos.


Nesse sentido, a proposição do seminário busca discutir diferentes modos pelos quais a experiência se inscreve na pesquisa em Comunicação: a) como termo que apreende os modos como diferentes fenômenos e processos existem na vida cotidiana. Assim, pode-se falar da “experiência de ser homem”, da “experiência de ver uma série”, “da reportagem”, etc; b) da experiência da pesquisa, ou seja, dos caminhos, construtos teóricos, procedimentos operacionais e aproximações empíricas que envolvem a produção do conhecimento tal como efetivamente vivida por pesquisadores/as; c) a experiência como uma perspectiva que orienta, mesmo que implicitamente, os percursos empreendidos na pesquisa; d) como um conceito em construção, pois, apesar de ter historicidade e ser alimentado por perspectivas teóricas várias, a experiência tem seus contornos e implicações ainda imprecisos, como dissemos, nos estudos em Comunicação.


Essas reflexões, no III Seminário Teorias da Comunicação e Experiência, têm como foco as relações entre experiência e as textualidades, especialmente em seu caráter reticular. Entendidas como articulações sígnicas multimodais, em processo, as textualidades abrigam agências e configurações de realidade, emergindo, se posicionando e atuando nas dinâmicas culturais complexas, diacrônica e sincronicamente.


Nesse sentido, as textualidades podem ser consideradas como um modo de acesso às experiências, revestindo-se então de um caráter metodológico, não sem implicações epistêmicas e processuais. Assim, os debates abrigados durante o III Seminário investigam as articulações entre Comunicação e experiência a partir das textualidades em rede, em abordagens que consideram suas implicações teórico-conceituais e/ou as realidades histórico-culturais nas quais se inserem.


“Comunicação” é uma expressão associada com regularidade às interações e aos processos de mediação. Em torno desses termos se erigiu uma vasta e potente bibliografia, que compreende investimentos teóricos de fôlegos diversos e investigações acerca dos mais distintos fenômenos e processos. “Interação” e “mediação” mantêm uma íntima conexão com “experiência”, que, ao contrário, recebe menos atenção por parte de pesquisadoras/es. Em que pesem contribuições importantes e bastante conhecidas, como as de Dewey e Benjamin, a experiência parece permanecer como uma espécie de pressuposto que permite alcançar dimensões ou complementar relações envolvendo interação ou mediação. Em certos momentos, a experiência é apreendida a partir de alguma modalidade ou aspecto seu, como é o caso das investigações em torno da experiência estética e dos afetos.


Programação


Dia 04/12 (quarta-feira) – auditório A102 CAD 2


14h - Abertura: Bruno Leal, Carlos Mendonça, Juliana Gutmann, Representante do PPGCOM/UFMG

14h30 - Mesa 1 - Textualidade e experiência: aproximações

Ementa: Dimensões teórico-analíticas das articulações entre textualidade e experiência. Perspectivas epistêmicas e modos de aproximação a diferentes fenômenos empíricos.

Debatedores: Bruno Leal (UFMG), Carlos Mendonça (UFMG), Elton Antunes (UFMG)

Mediação: Juliana Gutmann (UFBA)

16h - intervalo

16h30 - Mesa 2 - Textualidade e experiência: os desafios das telas em rede

Ementa: Redes e audiovisualidades em mutação nas artes e na cultura pop. Tecnologias e linguagens da experiência audiovisual. Multitelas e identidades em disputa em redes sociotécnicas

Debatedoras/es: Juliana Gutmann (UFBA), André Mintz (UFMG), Gracila Vilaça (UFMG), Daniel Melo (UFMG)

Mediação: Juarez Guimarães (UFMG)


Dia 05/12 (quinta-feira) – auditório A102 CAD 2


14h - Mesa 3: A escrita da experiência

Ementa: Como podemos convocar a potência das histórias pessoais na pesquisa? Em que medida as narrativas de si mobilizam linhas de forças afetivas que carregam, portanto comunicam, a potência das experiências do comum na investigação científica?

Debatedoras/es: Sônia Pessoa (UFMG), Juarez Guimarães (UFMG), Denise Padron (UFMG)

Mediação: Bruno Leal (UFMG)

15h30 - Intervalo

16h - Mesa 4 - Performances da experiência

Ementa: A performance como procedimento para abordar a relação corpo/comunicação/linguagem/experiência. Performance e performatividade: a dimensão ritual da e na cultura pop. Audiovisualidades: performances da arte e da cultura em fluxos.

Debatedores: Thiago Soares (UFPE), Felipe Viero (UFMG), Leonardo Barcelos

Mediação: Carlos Mendonça (UFMG)

17h30h - Exibição do filme “Corpo presente”, de Leonardo Barcelos

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